Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

Para decorar um ambiente, nem sempre é preciso investir muito, as vezes nem nos damos conta de alguns itens simples que podem ser reciclados e ganharem nova utilidade em nossos ambientes. Basta um pouco de criatividade para que portas e janelas antigas – aquelas que sobraram de alguma reforma da sua casa, ou de um tio próximo – virem um móvel charmoso em sua decoração.

O interessante é brincar com o lúdico, sem alterar muito as características da porta ou da janela e com pequenas modificações transformar o objeto em um móvel. Que tal fazer algumas prateleiras e com correntes prender as mesmas na porta? Em troca você ganha uma bela estante.

01 574x447 Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

Você pode ainda aproveitar aquele “cantinho” que sobrou dividindo a porta em dois. Parece que a porta foi dobrada! Reparem que o divertido é deixar a porta com a “cara de porta” com maçaneta e tudo.

Na imagem o móvel ganhou uma cor primária viva para alegrar o ambiente.

021 Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

Portas tem um tamanho ideal para virarem cabeceiras de camas box. Um efeito legal é deixar ela com aspecto envelhecido, ou até mesmo estofar se a ideia for priorizar o conforto.

03 Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

 

Janelas são as molduras de várias paisagens. Quem nunca ficou na janela observando a natureza, pessoas…

Gosto das janelas porque elas trazem junto com elas lembranças e sentimentos variados de diversas idades. Que tal transformar aquela velha janela que era dos seus avós em algo eternizado na decoração?

Basta trocar os vidros da janela por espelhos para conseguir assim uma peça única na decoração de seus ambientes.

04 800x447 Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

 

Se as janelas deixam lembranças ocultas dentro de cada pessoa, você pode deixar claro suas lembranças para seus visitantes.

Transformando a janela em grandes porta retratos. Dá até para brincar, e eternizar um belo momento em sua parede, parecendo que ao olhar para a janela, você estará vivendo novamente uma boa lembrança.

05 Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

 

Portas também se saem muito bem como murais, você pode pintar algumas partes da porta com a chamada “tinta lousa” ou ainda com a “tinta magnética” (ambas as tintas podem ser adquiridas em grandes revendas de marcas conhecidas).

06 Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

 

Mais uma utilidade perfeita para a porta, é a de mesa.

O tamanho de 2,10m x 0,80m (largura pode variar), é perfeito para se tornar uma grande bancada de trabalho, ou ainda uma mesa para refeições.

Basta acrescentar dois cavaletes que tem o custo baixíssimo e voilá!!!

Pode-se ainda agregar valor ao móvel, colocando um tampo de vidro sobre a porta, podendo acrescentar fotos, ou imagens entre os dois.

E se a porta tiver alguns detalhes que deixam a superfície em alguns momentos rebaixadas, você pode ainda utilizar pedras, miçangas ou areia colorida… e dar um toque a mais para a sua mesa.

07 Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

07b Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

As janelas também podem se tornar mesas. Elas ficam uma graça como mesinha de centro. Podem apenas se tornarem uma base de mesa, ou ainda adquirirem a função de um porta revisteiro também.

081 Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

08b Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

E não se esqueçam das maçanetas das portas, até elas podem ganhar espaço em sua decoração e se tornar um bom acessório para pendurar roupas, casacos, guarda-chuvas…

09 Como aproveitar portas e janelas antigas na decoração

 

Att.: Talita Machado. - Arquitetura de interiores.